Sociologia - Lista 55


 Qualidade de vida é uma questão relevante no mundo moderno por ser o produto da interação entre expectativas e realizações de uma pessoa, podendo somente ser descrita e medida em termos subjetivos. Qualidade de vida está, assim, em evidência nos mais diferentes campos do conhecimento, sendo, portanto, um tema interdisciplinar. Os cientistas sociais estavam entre aqueles que primeiro se interessaram por conceitos como “padrão de vida” e “qualidade de vida”.
Disponível em:< www.debas.eel.usp.br/.../CONCEITOS%20DE%20QUALIDADE%20DE%20VIDA%>. Acesso em: 15 set. 17. (Adaptado.) 
 
Assinale a alternativa em que há uma correta correspondência entre o sociólogo citado e as afirmações que lhes são atribuídas

a)  Émile Durkheim, ao criar o conceito de “humanismo”, combina a pesquisa empírica com a teoria sociológica, além de fornecer definições acerca do que seria normal e patológico em uma sociedade.

b)  Augusto Comte acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios advindos das ciências exatas e biológicas (da vida).

c)  Herbert José de Sousa (Betinho), sociólogo brasileiro e ativista dos direitos humanos, introduziu, no Brasil, o conceito sociológico de “qualidade de vida”.

d)  Byung-Chul Han, no ensaio “Sociedade do Cansaço”, aproveita-se das análises sociais de Foucault e Deleuze para caracterizar a vida pós-moderna como fonte de cansaço na insana busca pelo acúmulo de bens.

e)  Max Weber entende que, em um mundo onde o consumo é uma categoria elementar, a qualidade de vida está intrinsecamente ligada ao consumismo. Para ele, quanto maior o consumo, maior a qualidade de vida de uma sociedade.






Atenção. Caso você queira salvar seus resultados e pausar para continuar a resolução em outro momento ou em outro dispositivo é preciso acessar ou criar uma conta gratuita





QuestõesOnline.com